sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

A novela do revelador e do fixador

imagem : revelador e fixador usados

Desde 2002, quando concluí minha especialialização em Radiologia Odontológica, só trabalho com isso. Sou daquelas radiologistas que não gosta de ficar só fazendo laudo, gosto de participar de todas as etapas, desde o posicionamento do paciente, passando pela realização da radiografia, processamento da imagem e por fim elaboração do laudo radiográfico.
Uma das coisas desagradáveis da Radiologia é a preparação do revelador e fixador que são usados na processadora automática. Não que seja difícil, mas o cheiro dos produtos, aliado a possibilidade de se manchar uma roupa, torna este trabalho desagradável. Depois que estes produtos já foram usados e estão oxidados, devem ser destinados à coleta seletiva. Eu nunca tinha me preocupado com esta parte, pois sempre trabalhei em clínicas onde havia uma pessoa responsável por dar o destino correto e adequado a estes resíduos. Mas, quando montei minha clínica tive que me informar sobre como fazer.
Contratamos uma empresa especializada para fazer a coleta e fizemos um projeto descrevendo cada passo destes resíduos dentro da clínica, sua forma de armazenamento, identificação e destino final, o qual foi entregue à secretaria do Meio Ambiente do município. Como já comentei aqui no blog, desfiz a sociedade, cancelei o contrato com a empresa responsável pela coleta e solicitei a última coleta destes materiais. Tudo isso em outubro do ano passado. E, semana passada, para meu espanto, quando minha ex-sócia foi desocupar o imóvel, onde ficava a clínica, lá estavam todos os galões, que deveriam ter sido coletados. Solicitei uma nova coleta, mas até agora ninguém da empresa apareceu. Hoje estou com mais ou menos uns 15 galões, sem um local apropriado para guardá-los. Virou novela!!!! Acho que vou ter que ligar novamente na empresa e desta vez, ameaçando jogar os residuos no meio ambiente. Talvez assim, alguém apareça!!!!!

3 comentários:

  1. Oi Kellen! Saudades dos seus cardápios!

    Quando trabalhei como técnico de radiologia em São José dos Campos, a dona da clínica vendia os resíduos para uma empresa que transformavam em químico para tratamento de piscina e ganhava até dinheiro!

    Vou pesquisar isto para você, se eu achar alguma coisa envio para seu E-mail! Bjos

    ResponderExcluir
  2. E isso pq tem quem faça isso!!! Abusrdo né?

    ResponderExcluir
  3. Kellen estava com saudades de ti,linda!Fico muito chateada quando uma pessoa não cumpre com a sua a parte,é muito chato isso.

    ResponderExcluir