quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Efeitos Biológicos da Radiação

simbolo

Quando sabem que sou radiologista, as pessoas logo perguntam sobre os riscos da radiação.

Os efeitos biológicos da radiação estão ligados aos seguintes fatores : quantidade de radiação absorvida, tempo de exposição à radiação, região do corpo que foi exposta, tipo de tecido irradiado, fatores genéticos e ambientais.

Quando o organismo recebe altas doses de radiação é muito provável que apresente danos biológicos. Mas existe um período de latência. O qual pode ser de semanas, meses e anos. As baixas doses podem ficar latentes por até décadas. Cada tipo de célula apresenta uma sensibilidade à radiação. As que são mais sensíveis são consideradas críticas. E os profissionais devem saber reconhecê-las para proteger os seus pacientes. Na Odontologia os tecidos mais críticos, ou seja, mais sensíveis à radiação e podem desenvolver neoplasias são : glândula tireóide, glândulas salivares, seios maxilares, cérebro e medula óssea. Portanto, o uso de protetor de tireóide e avental de chumbo são indispensáveis. Como disse um paciente meu, de apenas 8 anos um dia desses… ”Você não vai colocar o avental de chumbo em mim? É um procedimento legal, não é?”.

No caso de pacientes gestantes, as radiografias odontológicas são consideradas seguras, pois o feixe primário de raios-X é direcionado para a cabeça e pescoço da paciente e não na barriga, onde está o feto. Submetendo o feto apenas à radiação secundária. É recomendado que não se faça radiografias no primeiro trimestre de gestação, principalmente entre a segunda e sexta semanas. Mas, eu aconselho não fazer radiografias em gestantes, exceto em casos estritamente necessários, pois se acontecer alguma coisa com o bebê, a mãe vai lembrar daquela pequena radiografia periapical que fez lá no consultório do dentista, e achar que foi a causa do problema.

Caros colegas, procurem orientar seus pacientes sobre os procedimentos radiográficos a serem realizados e que serão utilizados equipamentos de segurança para protegê-los, bem como técnicas e tempos de exposição suficientes para realizar o diagnóstico com níveis aceitáveis de radiação.

Bibliografia : TSB e ASB – Odontologia de Qualidade. Lobas e col.

Um comentário:

  1. Adoro ler coisas com fundamento. Acho um saco quando dizem: é porque faz mal !
    HAHAHA

    Ainda bem que tive bons professores, eles diziam o mesmo que vc ! :)

    Parabéns !

    ResponderExcluir