terça-feira, 1 de março de 2011

Ergonomia na Odontologia

Como em qualquer área onde se trabalha realizando movimentos repetitivos, se ouve falar em suas consequências. Na Odontologia não é diferente.

Tempos atrás precisei recorrer a um médico ortopedista devido a dores insuportáveis na região da coluna cervical. Tudo isso, decorrente do tempo despendido em frente ao computador na execução de laudos radiográficos. E eu nem clinico, só faço laudos. Imagino os caros colegas que clinicam, os endodontistas (com suas limas instrumentando os canais radiculares), os periodontistas (fazendo raspagem e alisamento radicular), os ortodontistas, os buco-maxilos e tantos outros que executam diariamente movimentos repetitivos.

A ergonomia prega o aumento da produtividade com diminuição da fadiga. Para isso, há a necessidade de delegação de funções, trabalho à quatro mãos, a adequação e disposição dos equipamentos da sala clínica. Outra coisa recomendável é o alongamento a cada intervalo entre um paciente e outro. O que eu já tentei fazer, mas na correria do dia a dia, acabo esquecendo. Funcionou bem nas duas primeiras semanas, depois…prefiro nem comentar.

Mudar velhos hábitos é muito difícil! Mas, muitas vezes se faz necessário. Ninguém quer e nem pode deixar de trabalhar, ainda mais quando se é autônomo.

image

Dicas de alongamento by Ginástica Laboral

Um comentário:

  1. Super dicas, Kellen. A gente se esquece às vezes, que pra cuidar da saúde dos outros tem-se que começar pela nossa! Senão seremos velhinhos "travados" e sem possibilidade de curtirmos nossas aposentadorias (e aquela FORTUNA que ganhamos trabalhando). :P

    ResponderExcluir