segunda-feira, 16 de março de 2009

Precisamos ser mais unidos

Tomógrafo i-cat cone bean (fonte : odontosite)


Hoje de manhã recebi o telefonema de uma paciente que precisava de uma orientação. Pela descrição dela, parecia se tratar de alguma patologia na região próxima à raiz do elemento 13( canino superior direito). Relatou-me já ter feito uma radiografia panorâmica e uma periapical, mas não obteve um diagnóstico. Seu dentista solicitou uma tomografia. Como eu não tenho tomógrafo aqui, pensei na minha amiga Michele e na Dra. Andrea, que trabalham com um. Liguei imediatamente pra elas. Mas a Dra. Andrea me disse que o seu tomógrafo era daqueles espiral e que achava melhor realizar uma tomografia computadorizada "cone-bean". Esse tipo de tomógrafo, é uma verdadeira revolução na Radiologia Odontológica, é 3D e o paciente fica exposto a uma radiação vinte vezes menor. Então, resolvido, a paciente irá à clínica do colega que possuí esse tomógrafo.
Em toda profissão existe a concorrência. Mas, em primeiro lugar devemos pensar no bem estar daquela pessoa(paciente) que nos procura, tentando resolver o seu problema. Quando vimos que o caso não nos cabe, devemos tentar encaminhar para outro profissional especialista. Precisamos ser mais unidos. Não só na Odontologia, mas em todas as profissões. Sempre acabamos aprendendo alguma coisa com nossos colegas de profissão e o paciente acaba satisfeito, por ter seu problema solucionado. Afinal, o sol nasce para todos!



4 comentários:

  1. Precisamos realmente nos unir mais, deixar o cárater individualista da Odontologia que tanto incomoda. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. É amiga, se todos no ramo da saúde tivessem pelo menos 1/3 desse seu lado humano com certeza tudo seria bem melhor, profissionais tem, o que falta é saber e ter vontade de trabalhar!!!
    Ia te chamar no msn, mas vi seu status ocupado, não quis te atrapalhar, me chama depois!!!
    Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Verdade...com tanto dentista no mercado isso fica cada vez mais dificil mesmo.......mas eu particularmente qdo não sei algo ou encaminho ou pergunto...sempre tive e tenho bons e velhos amigos para me ajudar a solucionar problemas!

    Bjo......

    ResponderExcluir
  4. Louvável a sua atitude! Que sirva de exemplo! Aliás, também preciso fazer uma tomografia deste tipo "Cone Beam", você saberia me dizer quanto custa? Muito obrigada!

    ResponderExcluir