sábado, 14 de março de 2009

Radiografia Panorâmica

Radiografia Panorâmica (fonte : Super congresso)

Muitas vezes, o profissional da área odontológica se depara com uma dúvida ("cruel") sobre qual exame radiográfico solicitar ao receber um paciente em seu consultório. Panorâmica ou periapicais? E para a minha felicidade (já que essa é minha área), a radiografia panorâmica tem sido grandemente empregada e solicitada por todas as especialidades da Odontologia. Desde o clínico geral até o implantodontista.
Com a ortopantomografia ou radiografia panorâmica (como é mais conhecida), o cirurgião dentista pode ter uma visão geral do complexo maxilomandibular e solicitar radiografias periapicais das regiões que lhe despertarem maior interesse. E dependendo do caso, intervir ou encaminhar para um especialista.
É importante também, que o profissional que solicitou esse tipo de exame saiba identificar "imagens fantasmas", oriundas de brincos ou outros metais que o paciente possa não ter retirado no momento da realização da radiografia e distinguir reparos anatômicos de patologias graves, evitando-se assim, tratamentos de enfermidades não existentes.
A panorâmica é um exame de baixo custo, de rápida e fácil execução, mas que tem um grande valor no início, acompanhamento e finalização de tratamentos odontológicos. Não substituí o exame clínico, é na verdade, um complemento no diagnóstico. Portanto amigos dentistas, vamos solicitar a radiografia panorâmica!




5 comentários:

  1. Kell, isso é tudo grego pra mim rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. Olá Kellen, meu nome é Henrique, sou ortodontista e gostaria de saber se você presta serviço on- line de traçados cefalométricos e laudos de radiografias panorâmicas. Meu e-mail é hrechb@yahoo.com.br. Obrigado e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kellen. Você tem algum artigo que cita os reparos anatômicos das radiografias panorâmicas?
    Se tiver e puder mandar no meu e-mail é: pamdummel@hotmail.com.
    Obrigado
    Pâmela

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem Kellen? É a primeira vez que entro no seu site, achei muito interessante a sua obervação sobre reparos anatômicos que podem ser confundidos com patologias graves, caso tenha arquivos referentes ao asssunto e que possam ser enviados serão bastante úteis. Obrigado!Meu e-mail é: macco_1973@oi.com.br

    ResponderExcluir