terça-feira, 9 de agosto de 2011

Displasia Cementária Periapical

_displasia

Imagem : CIR – Centro da Imagem radiológica

Radiografia periapical : Paciente negra com aproximadamente 40 anos. Observamos imagem com área radiopaca e radiolúcida. envolta por tênue halo radiopaco.

A Displasia Cementária Periapical é descrita na literatura como um tumor benigno odontogênico benigno.

Alguns autores acreditam que sua etiologia pode estar ligada a traumatismos, fatores genéticos, hormonais ou sistêmicos.

As mulheres negras, acima dos 20 anos são a mais afetadas. É detectada em exames radiográficos de rotina, já que é uma patologia assintomática. É encontrada com maior frequência nas raízes dos incisivos inferiores, que possuem vitalidade pulpar, o que a diferencia das patologias endodônticas, cuja imagem é semelhante.

Apresenta 3 fases evolutivas : osteolítica, cementoblástica e de maturação.

Na fase osteolítica temos imagem radiolúcida, onde o tecido ósseo é substituído por tecido fibroso. A fase cementária é caracterizada por imagem com áreas radiolúcidas e radiopacas (mistas). E na fase de maturação observamos imagem radiopaca, caracterizando calcificação, podendo estar envolvida por tênue halo radiopaco.

Não é necessário tratamento, apenas proservação.

3 comentários:

  1. Parabéns Dra! Já nem lembrava mais da Displasia Cementária Periapical! Depois desta vou até consultar o velho Freitas! rs

    ResponderExcluir
  2. Alexandre, essa lesão me persegue! é muito comum nos exames que recebo...rsrsss..

    ResponderExcluir