terça-feira, 6 de setembro de 2011

Reabsorção radicular externa


Manhã chuvosa e fria em Curitiba, cenário convidativo para que grande maioria dos pacientes faltem em suas consultas. Mas, para minha surpresa não foi o que aconteceu. Recepção lotada e no meio de tantas radiografias, eis que me aparece um caso interessante. 
Paciente comparece à clínica com solicitação de radiografia panorâmica. E ao analisar a imagem constatamos um caso de reabsorção radicular externa sugestiva dos 4 elementos anteriores superiores : 12, 11, 21 e 22.
 imagens : CIR (Centro da Imagem Radiológica)

A reabsorção radicular externa está intimamente ligada ao tratamento ortodôntico, o que provavelmente seja a causa deste paciente.

2 comentários:

  1. Que pena!!! Paciente é jovem?
    Endo urgente pra tentar parar, apesar de não parecer em atividade.
    Se for pela orto, tipico caso de dentes bem posicionados, mas por pouco tempo :(

    ResponderExcluir
  2. Desculpa o atrasado no comentário, apesar do grau de reabsorção em alguns dentes, não dá pra afirmar que a ortodontia causou ou talvez tenha até salvo esses dentes. Caso se trate de um paciente que tivesse caninos inclusos e fosse necessário tracionamento, a posição deles poderia já ter ocasionado reabsorção nos incisivos. Devido à força irruptiva e sentido, talvez, apenas TALVEZ, a ortodontia bem planejada pode ter tirado esses dentes da "linha de frente", dando-os sobrevida e até mesmo, manutenção e proservação.
    Bjo!

    ResponderExcluir