terça-feira, 30 de junho de 2009

Geminação ou fusão?



Ontem aqui na clínica, atendi uma garotinha que veio fazer uma documentação ortodôntica. Quando fui fazer as fotos percebi que se tratava de um caso de anomalia dentária, o que gera muita dúvida : geminação ou fusão?
A Geminação é uma anomalia dentária de forma (morfologia), onde um germe dental tenta se dividir em dois dentes, originando um dente maior que o normal (coroa grande, dupla ou bífida), mas com uma única raiz e um único canal. Sua etiologia está relacionada com processos inflamatórios, mecânicos ou endócrinos, ou ainda pode ser hereditário. Sendo mais frequente na dentição decídua nos incisivos e caninos, mas pode aparecer nos dentes posteriores. Não há alteração no número de dentes da dentição afetada.
A Fusão , também é uma anomalia dentária de forma, onde há a união de dois germes dentários, resultando num dente grande, com duas câmaras pulpares e com condutos radiculares distintos. Pode ser completa (coroa e raiz) e incompleta (só coroa ou só raiz). Na fusão há a aparência de ter perdido um dente, pois há um número menor de dentes que o normal para a dentição afetada. E a união pode ocorrer entre dentes normais ou entre um normal e um supranumerário. O que torna difícil a diferenciação da geminação.
No caso da garotinha acredito ser uma fusão. Já que temos a ausência de alguns elementos (83/82). E na panorâmica, observamos ainda a ausência do germe dentário dos elementos 83 e 73 e também ausência do elemento 73. Não foi realizada a radiografia periapical do elemento suposto fusionado, mas podemos observar que já está em processo de rilise.

11 comentários:

  1. Kellen, sou leiga no assunto, mas pela imagemdá a impressão que nascerá mais dentes onde já há dente.E todos em tamanhos disformes,mas tenho fé que a menina vai sair dessa e terá um belo sorriso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Bela aula sobre o problema da garotinha.
    Sucesso no tratamento dela.

    ResponderExcluir
  3. muito legal esse caso!! parabéns

    ResponderExcluir
  4. Sou totalmente leiga nisso, pq a doutora aqui é vc, mas tenho certeza de que a garotinha esta em boas mãos, ah, e agora vc tem que escrever um post sobre o Jack heim ahauahahuuah
    beijos

    ResponderExcluir
  5. ai me deu nojo ver essas fotos...
    eu sempre falei q nunca poderia ser dentista ou veterinária e admiro quem tem o dom.



    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  6. AMIGA!!!
    TIVE DUVIDA E CAI AKI... MUITA COINCIDÊNCIA...
    MAS A EXPLICAÇÃO FOI OTIMA... SAUDADES!!!!

    ResponderExcluir
  7. Kellem,gostaria de tirar uma dúvida,posso?
    Mas já perguntando,meu filho tb tem essa anomalia,eu acho,pq se parece com os dentes dele,ontem ele fez uma cirgia,e o médico foi ver o segundo dente,ou sea,o permanete,só que foi constatado que ele não tem raiz,e que tinha uma bola de gengiva nno lugar da raíz,entãoi ele arrancou a de leite e colocou a permanente no lugar dele,pra ver se faz raíz será que é possivel fazer ele tem 7 anos quase oito,obrigada se puder me responder,agradeço,meu email é lorianecamargo@hotmail.com,ficarei grata.Obrigada...

    ResponderExcluir
  8. SAUDADES, AMIGA!!!

    ResponderExcluir
  9. Oi , estou no 3° periodo de odontoligia da ufpr,estou tendo radiologia agora...gostaria de tirar uma dúvida.Como chegou ao diagnóstico de fusão?tirou periapicais dela pra observar os condutos radiculares que na fusão são distintos?

    beijão.

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nane!
    Como eu disse no final do post. Não realizei periapicais. Mas, acredito ser fusão, pois há ausência de alguns elementos, no caso 82/83. Como você sabe, na geminação nao há falta de elementos. Simplesmente o germe de um elemento se divide em dois.
    Bj

    ResponderExcluir