terça-feira, 23 de junho de 2009

Festa de São João




São João é um dos santos mais populares da tradição católica. É protetor dos casados, das mulheres grávidas e dos enfermos, principalmente dores de garganta e de cabeça. Era primo de Jesus, já que sua mãe Isabel, era prima de Maria. Foi João Batista que batizou Jesus, nas águas do rio Jordão.
Conhecido como "santo festeiro" no dia do seu nascimento, 24 de junho, é tradição co
memorar com festas regadas a muita música e dança. Os fogos de artifício soltados neste dia são "para acordar João", já que a lenda diz que ele dorme neste dia, pois se estivesse acordado, vendo as fogueiras acesas dedicadas a ele, não resistiria e desceria à terra.
Além de comidas típicas (pipoca, cural, canjica, bolo de milho, paçoca), bebidas (quentão), música e dança, a festa de São João também conta com o levantamento do mastro que carrega uma bandeira com a imagem dos três santos, São joão, São Pedro e Santo Antônio, ou apenas a imagem de São Joã
o e a lavagem do santo, que é feita na véspera do dia 24, à meia noite.
Dizem que as festas de Caruaru e Campina Grande são as melhores do país. Um dia eu vou lá!!!!!!!!!!!!!!!!
O ruim dessas fe
stas é depois de tanta comilança ter que entrar num regime....rsrsrs....Mas, que é bom é!!!! E, viva São João!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"Capelinha de melão

é de São João

é de cravo é de rosa

é de manjericão.

São João está dormindo

não me ouve não

acordai, acordai

acordai, João!" (João de Barro /Alberto Ribeiro)



2 comentários:

  1. Eu nao sabia que São João envolvia tudo isso, sei das comemorações mas não sabia 1/3 da sua história, eu particularmente gosto muito dessa época do ano, festas juninas, boas comidas, fogueira!!! e viva São João

    ResponderExcluir
  2. Amiga, nem me fale... só nesse fds, com tantas quermesses, aqui estão aqueles benditos 2 quilinhos a mais...

    ResponderExcluir