segunda-feira, 8 de junho de 2009

Herpes labial

imagem : mulheres.clix

É uma infeccção causada por um vírus, o Herpes simplex virus (tipo 1, HSV-1). O que muita gente não sabe é que o contato com este vírus ocorre na infância. Cerca de 90% da população é portadora deste vírus (HSV-1). Ele se instala nas células nervosas do organisno, onde permanece de forma latente até ser reativado. Entre os fatores que podem reativar o vírus temos : estresse, exposição ao sol, temperaturas baixas (frio), febre, gripe, fadiga física e mental, alterações hormonais, menstruação, gravidez e baixa resistência imunológica.
Sinais e sintomas : Inicialmente, uma sensação de ardor e coceira no local. Em seguida(1 ou 2 dias depois), surgem pequenas bolhas, grupos de bolhas. Estas bolhas se rompem, liberando uma grande quantidade de vírus (fase mais contagiosa, formando úlceras. Depois esta ferida começa a secar , iniciando a cicatrização e forma uma crosta. Pode sangrar e haver dor.
Tratamento : O surto da doença dura de 5 a 10 dias. E o tratamento é realizado com medicamentos antivirais. O mais conhecido tem o princípio ativo aciclovir. Que é usado em forma de cremes ou via oral, na forma de comprimidos.
Durante o surto do vírus deve-se tomar alguns cuidados , pois trata-se de uma doença muito contagiosa, tais como : evitar beijar, não furar as bolhas, separar copos, não compartilhar bebidas, lavar bem as mãos. Infelizmente o tratamento não acaba com o vírus, apenas trata a ferida. Quando termina o surto, o vírus volta a ficar latente.

imagem : by Eduardo Ferreira

6 comentários:

  1. Isso, realmente, é muito chato. Qualquer problema com pele acho tão desagradável pra gente, justamente por ser uma área exposta. Isso acaba mexendo um pouco com a nossa auto-estima e quem não está a par do que se trata acaba se afastando das pessoas. Quando somos da área temos uma visão, mas quem não é, ao primeiro sinal quer se afastar. A falta de informação é grande quanto a isso ainda. Foi ótimo abordar este assunto. Parabéns!

    Bj

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações! Muito útil.

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho 13 anos , e sempre quando estou com imunidade baixa vem essas bolinhas, meus colegas de sala até tentam disfarçar ,mas ficam comentando escondidos e as vezes até se afastam : ( Bem que podia incluir nas aulas de Ciencias sobre esses assuntos mais detalhadamente . Pois a falta de informaçao traz um serio desconforto para as pessoas afetadas :|

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc. Herpes labial deveria estar incluído nas aulas de Ciências.
    Informação nunca é demais!

    ResponderExcluir
  5. Pois isso é verdade a herpes é algo muito constrangedor, tenho o Virús desde os sete anos de idade, e nunca lidei bem com ele, o fato de ter que ir a escola é um deles,pois sempre me perguntavam o que era,e isso me extressava, poxa ninguém pede para ter herpes é algo que apenas se tem e pronto.

    ResponderExcluir
  6. muito simples isso, passe agua oxigenada de 20 volumes nas bolhas, inclusive furando-as, duram uns dois dias no maximo, resolvo as minhas assim,rapidinho

    ResponderExcluir